É PROIBIDO PROIBIR


No dia 10 de outubro de 2011 na véspera da festa intitulada “Aló Criançada” os estudantes da moradia estudantil receberam por parte do Superintendente Geral de Políticas Estudantis e do Administrador da Residência um comunicado (em anexo) recomendando a não comercialização e consumo de bebidas alcoólicas no interior da residência.
Os estudantes do alojamento têm autonomia para realizar atividades dentro do espaço em que residem, sem precisar adaptar-se a burocratização institucional para ter autorização da reitoria. Conscientes do seu dever com o bom funcionamento da residência, os realizadores da festa avisaram previamente a administração da sua realização, como manda o Regimento Interno da Residência Estudantil.
A diretora da Divisão de Saúde do Estudante da UFRJ declarou estar comprometida com o não consumo de bebidas alcoólicas dentro das dependências da instituição. Afirmou endossar medidas proibitivas caso os residentes não se convençam de não consumir bebidas alcoólicas.

Medidas de proibição de bebidas não foram tomadas por parte da UFRJ em outros espaços de sociabilidade. A pergunta que nos fazemos é porque a residência estudantil e não todo o campus da UFRJ. Nós estudantes não aceitaremos mais medidas autoritárias por parte desta instituição que nos últimos meses vem fazendo ataques frontais ao movimento estudantil da residência.
O dinheiro arrecadado com a venda de bebidas em festas organizadas por alunos é uma das principais fontes de verba das entidades estudantis, portanto, passamos por mais um momento de criminalização dos movimentos sociais combativos dentro da UFRJ.
Neste momento chamamos todas e todos os estudantes e coletivos do movimento estudantil a repudiar tal atitude moralizante por parte da universidade.
Assinam esta nota:



Nenhum comentário: