Incêndio na UFRJ evidencia falta de verbas

Adicionar legenda
No último dia 28 de março, por volta das 14 horas, o Palácio Universitário da UFRJ pegou fogo, atingindo o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e a Faculdade de Educação, dentre outros. A histórica capela do FCC e o almoxarifado da Faculdade de Educação foram afetadas, correndo o risco de incendiar arquivos de 90 anos de história da Educação e destruindo arquivos sobre a história da UFRJ. Os operários da obra que ocorria no prédio – e que iniciaram a tentativa de conter o fogo - tiveram que descer sem nenhuma segurança pelos andaimes, correndo vários riscos. O prédio, datado de meados do século XIX, é tombado pelo patrimônio histórico e exige um maior cuidado e investimento por parte do poder público, o que não vem acontecendo.
O Campus da Praia Vermelha há tempos encontra-se abandonado de investimentos sérios em relação a infra-estrutura e contratação de funcionários. Essa situação teve uma piora com a aprovação do Plano Diretor do REUNI, implementado pelo governo Lula/PT. O Plano visa à transferência de todos os cursos dos campis isolados para o Fundão, deixando para os cursos a ‘livre escolha de decisão’ - porém os que se definissem pela permanência nos Campis do Centro e da Praia Vermelha correriam o risco de ter investimentos cortados. E isso aconteceu!
Todos que freqüentam o campus da Praia Vermelha convivem diariamente com problemas causados pela falta de investimento, como os recorrentes episódios de rebocos do teto caindo durante aulas e palestras. A obra que se realiza há um ano no Palácio Universitário não apenas não é suficiente para solucionar esses problemas, como se faz de forma irresponsável com a universidade e a segurança dos trabalhadores que nela trabalham. Insuficiente e precária, desrespeitando normas de segurança, a obra colocou em risco seus trabalhadores e estudantes, professores e funcionários da UFRJ.
A falta de investimentos junto ao trágico acontecimento trará, por parte dos dirigentes da UFRJ, uma ampla argumentação sobre a transferência para o Fundão, já que os mesmos colocavam que a alocação dos estudantes no Palácio trazia riscos ao mesmo. Nesse sentido é necessária a organização dos estudantes na luta por investimentos e pela permanência dos cursos nos campis isolados, como é o caso de campi da Praia Vermelha, pois isso perpassa pela luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Mais verbas para a UFRJ e investimento na Praia Vermelha!
Contra o Reuni e o Plano Diretor da UFRJ!

Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa!

Nenhum comentário: