CEG começa a discutir regimento da “Moradia Estudantil”

Durante a sessão do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) do dia 13/10, o Grupo de Trabalho de Assistência Estudantil, criado pelo próprio colegiado, marcou presença para iniciar a discussão de um regimento para o alojamento. E a primeira mudança deve ser o próprio nome do local.

A representante discente Deise Pimenta explicou sobre a diferença entre o termo “alojamento” e “moradia estudantil”, preferido pelos estudantes: “Isso é muito simples. Podemos começar pelo sentido da palavra (‘alojamento’) no (dicionário) Aurélio, que significa moradia provisória, um lugar que se passa um período. Acho que quatro anos estudando em uma universidade não é um tempo provisório. Fora isso, a UFRJ é a única que usa o nome alojamento”. Deise também observou que, em contato com uma colega da Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu que a simples utilização da nomenclatura “moradia estudantil” favorecia o atendimento de algumas reivindicações infraestruturais diante da legislação brasileira. Deise acrescentou que o termo atual, “alojamento”, ainda produz um estigma pejorativo para muitos alunos.

Chefe da seção do Serviço Social da Divisão de Assistência ao Estudante da UFRJ e também integrante do grupo de trabalho, Rosélia Pinheiro declarou que não havia discordância quanto à questão de nomenclatura. A pró-reitora Belkis Valdman lembrou que o Plano Diretor da universidade aprovado no Consuni trata de alguns artigos sobre “moradia estudantil”, já com o uso da expressão preferida pelos representantes discentes.

Durante o debate sobre o regimento, que não foi finalizado durante aquela sessão, os estudantes destacaram a atual precariedade do atual alojamento. Falta de camas, guarda-roupas e mesas de estudos nos quartos foram alguns pontos citados. A notícia deixou muitos professores surpresos. Homero Fogaça (representante do CCS) manifestou sua indignação: “Eu estou envergonhado. A UFRJ, como uma das maiores universidades do Brasil, tem que prover seus alunos de condições para estudo”, afirmou.

Um comentário:

Celso Eugênio disse...

Wanderson, não está tendo mais reunião da assembléia do alojamento?

Se não, acho que está na hora de voltarmos a nos moblizar para fazermos pressão em busca de um regimento que atenda nossos interesses.

Lembro que desde a ultima reunião para discutir o regimento alguns temas controversos ficaram sem definição, como os agregados, e outros temas importantes não tivemos oportunidade de discutir como a exigência da CEG de termos de pegar, no mínimo, cinco matérias todo período.

Até mais.