Rumo ao 1° Encontro de Assistência Estudantil da UFRJ.



É preciso entender a luta por assistência estudantil como uma das lutas prioritárias na UFRJ, somente assim vamos conseguir manter dentro da universidade os alunos de origem popular e contribuir para enfrentar a secular desigualdade social e econômica que caracteriza o país. Além da luta por assistência estudantil é necessário fortalecer um projeto que disputem o sentido da formação recebida dentro das universidades, para que possamos dar direção a nossa formação no sentido de pensar os principais problemas da sociedade. Os problemas da habitação, da violência, saúde, segurança, educação etc devem ser o objeto de estudo do alunado, a nossa formação não devem ser pautada por demandas das empresas que vem progressivamente se instalando dentro desta universidade.



Com este espírito que convidamos todos os estudantes da UFRJ ha participar do 1° Encontro de Assistência Estudantil da UFRJ, a atividade acontecerá entre os dias 08 e 09 de Novembro de 2014 no Alojamento da UFRJ. Além de mesas de debate com as principais entidades estudantil, sindical e a SuperEst. Roda de conversas com diversos movimentos sociais como MPA, MST, MUP e SENCE etc. Um sarau organizado pelo coletivo cultural do Alojamento - Coletivo Nebulosa. Teremos também no final do encontro uma plenária final onde serão encaminhadas as principais propostas de lutas do encontro e elaborada uma agenda de lutas.

Os funcionários do órgão mais importante da assistência estudantil SuperEst passam atualmente por diversos problemas de estrutura, falta de pessoal, condições de trabalho, falta de verbas entre outros. Alguns alunos do Alojamento estão respondendo junto a Policia Federal por denuncia feita pelo ex-diretor da residência ao movimento estudantil. O atual superintendente de assistência estudantil já demonstrou, a exemplo de seus antecessores, que não tem nenhuma habilidade para lidar com a política de assistência estudantil e muito menos habilidade política para lidar com os estudantes. Além do histórico descaso com a assistência estudantil este é o caos o qual nos encontramos na UFRJ.

Podemos estar diante de uma conjuntura melhor no final de 2015, para que isso aconteça é mais que necessário que entendamos a necessidade de nos organizar nas entidades de base e lutar por mais assistência estudantil e uma formação de qualidade. É preciso combater as políticas de vanguardismo e de adesismo ao governo... construir um instrumento orgânico de frente única entre os diversos coletivos e estudantes independente que tem em comum estas bandeiras, é uma necessidade para os estudantes de origem popular diante do atual quadro de descaso da reitoria. São inúmeros os alunos que abandonaram a UFRJ no ultimo ano por falta de assistência estudantil, não podemos permitir que a universidade do Brasil continuem com está política de (des) assistência estudantil.

Rumo ao 1° Encontro de Assistência Estudantil da UFRJ.

 

Nenhum comentário: