Mais uma Tentativa de Desmobilizar os Estudantes Organizados!



Em resposta a retirada do blog da Assembleia do Alojamento da UFRJ dos navegadores dos computadores do atual laboratório de informática da casa de estudantes a SuperEst deu a seguinte resposta. Segundo a sua argumentação os computadores foram trocados recentemente e os mesmos não vem configurados. A mesma – SuperEst – conta com dois bolsistas que faz a manutenção da internet no Alojamento. Que deveria, na verdade, ser funcionários publicos concursados habitos a acesse tal função.
 A sugestão da superintendência é que os alunos façam as configurações como se tod@s dominasse tal tecnologia e se como os estudantes fossem obrigados a fazer tal papel. Mais uma fez se confundem os papeis, relegando a segundo plano as suas funções e atribuindo o seu papel a terceiros. Esperamos que não nos peçam para ministrar aulas, servir a comida no bandejão, dirigir ônibus, fazer seleção de novos moradores, fazer manutenção elétrica e etc. Entendemos que a manutenção dos espaços são de inteira responsabilidades da superintendência, cabendo a ela fazer as configurações necessárias para manter os alunos estudando e bem informado que é sua função neste momento. Isto foi uma conquista nos estudantes e portando deve ser mantida.             
Sabemos dos últimos problemas ocorridos no Alojamento e da perseguição politica que vem ocorrendo às lideranças locais. Em recente e lamentável episodio ocorrido nas dependências do Alojamento um estudantes foi brutalmente espancado por Policias Militares – PM. O caso até o presente momento não tem nenhum encaminhamento concreto. Um dos poucos meios que usamos para nos comunicar é o blog. Onde é feita tod@s denuncias de irregularidades ocorridas nas dependências da casa, fato sabido por todos da SuperEst.
Há pouco tempo atrás às denúncias de abuso de poder feito pelo ex-diretor do Alojamento foram denunciadas no blog do Alojamento. Foi aberto um processo administrativo para apura tais irregularidades, este processo – até o presente momento –  se encontra sob as barbas da atual reitoria que não tomou nenhuma providencia. O mesmo, diretor da SuperEst, quando perguntado sobre o assunto não dar nenhuma resposta concreta e não sabe o que aconteceu com o processo. Processo este que deveria investigar os abusos cometidos pelo ex-direto.
Todos os episódios recentes da triste e lamentável realidade do Alojamento foram postados no blog. Casos como falta de agua, problemas nos bandejões, falta de internet, falta de luz, espaços de aeromodelismo ao lado do Alojamento, abandono de animais, ratos na caixa de agua, problemas com o lanche, campo de futebol esburacado, casos de homofobia, atraso de bolsas e tantos outros problemas. Como podemos ver o blog é uma ferramenta importante de mobilização dos estudantes da moradia estudantil. As mobilizações do movimento estudantil são feitas através desta ferramenta. A SuperEst colocar a culpa da fabricante que deveria adivinhar que tal configuração deveria ser feita.
Não nos assustamos com tais posturas advindas desta reitoria. Pois a mesma em recente e lamentável período da nossa historia colocou um ditador para administrar a casa de estudantes e encobriu postura abusiva do mesmo. As perseguições e tentativas de criminalizar os movimentos sociais infelizmente adentra a universidade. Os estudantes não devem esmorecer diante das dificuldades enfrentadas. A luta por uma Universidade Popular deve ser o objetivo dos que sonham com uma sociedade emancipada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ta precisando estudar mais Portugues.