MOÇÃO DE REPÚDIO AS PRÁTICAS POLICIALESCAS NA RESIDÊNCIA ESTUDANTIL DA UFRJ


Nós, professores e estudantes reunidos no Comando de Greve da UFRJ, repudiamos os acontecimentos na Residência Estudantil, referentes ao monitoramento e vigilância dos estudantes, a coerção e criminalização aos “agregados” e moradores que se posicionam politicamente contra essas práticas.
                               A realidade atual da Residência Estudantil não favorece condições aos estudantes para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. Condições insalubres de moradia como goteiras, instalações elétricas e hidráulicas antigas e sem manutenção, infestação de insetos, esgoto a céu aberto, péssimas condições de alimentação, limitação da mobilidade dos estudantes aos finais de semana, falta de espaços de diversão e cultura, falta de uma estrutura de internet para todo o alojamento que viabilize os estudos, falta de políticas para o grande número de estudantes em sofrimento psíquico e para impedir que este continue aumentando.
                               Entendemos que o processo em curso decorre da falta de investimento na educação como um todo e, em particular, na dilapidação dos recursos voltados à Assistência Estudantil, que impede a permanência dos estudantes na Universidade.
                Somente a mobilização discente pode se contrapor a esta lógica. Nesse sentido, repudiamos práticas policialescas de repressão à mobilização estudantil dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma vez que defendemos que esta deva ser autônoma e que não reproduza o processo de militarização e criminalização tão comum nos diferentes espaços de reprodução da vida.

Comando local de GREVE da UFRJ.
Rio de Janeiro 30 de Maio de 2012

3 comentários:

Professor Fernando disse...

Gostaria de saber o que vcs acham das condições das moradias da UFRJ

https://www.blogdosisu.wordpress.com/ disse...

Alias, queria parabenizar pelo ótimo blog!!!!

Wanderson Magalhães disse...

Professor as condições são as mais precarias imaginadas por qualquer professor desta universidade. mas há dificuldades de entender o que é précario gostariamos de convida-lo para conhecer esté espaço. Estamos a disposição venha conhecer este espaço