Abuso de Poder e Perseguição Politica no IQ – UFRJ.


A Universidade brasileira sempre carregou em si as marcas da nossa sociedade: extremamente segregacionista, racista, elitista, voltada para defender os interesses dos de cima, em detrimento de uma universidade voltada e vinculado às necessidades do nosso país, ou melhor do povo.
Essa universidade sempre refletiu também as diversas contradições de nossa sociedade, as lutas e conflitos de interesses entre grupos e camadas sociais, e também entre as classes. Contrariando esta “logica” de disputa por projetos de universidade estes espaços foram se tornando privado, aonde aqueles que detém o poder manda e desmanda obedecendo seus caprichos.
As unidades e os departamentos da UFRJ por exemplo, em muitos casos, não passam de verdadeiros FEUDOS, aonde os diretores e coordenadores mandam e desmandam ao seu bel-prazer. Criminalizando aqueles que não parece fazer parte deste espaços, ou melhor, aqueles que mantem suas regalias... O POVO.
Este caso do Instituto de Química – relato abaixo – é mais um dos muitos casos que acontece nesse espaço, e não podemos deixar passar. Lutar para que este caso seja apurado e publicizados é lutar por uma Universidade realmente publica e para todos e justa. São muitos os JOAQUINS que estão dentro dos seus departamentos coagindo, humilhado, perseguindo e usando o publico para fins próprios.

Carta Aberta do Aluno:


POR FAVOR, ME AJUDEM - INSTITUTO DE QUÍMICA - UFRJ


Estou concluindo a licenciatura em Química no tempo hábil de 4 anos e meio. Reconheço que reprovei diversas vezes em cálculo III, mas procurei compensar este tempo cursando disciplinas na área de educação na Praia Vermelha no horário da manhã, bem como disciplinas comuns no curso diurno.
Enfim, 4 anos e meio após minha entrada no IQ, estou me formando. Mas as coisas não estão sendo fáceis para mim.
O Professor Joaquim, expôs minha situação em público algumas vezes, ameaçando abrir processo de jubilamento, caso eu reprovasse mais uma vez em cálculo III, me causando um enorme constrangimento; algumas vezes ficava claro que a intenção era de me humilhar....Felizmente fui aprovado em cálculo III, defendo a
monografia dia 22 de julho, e colarei grau dia 26 de julho.
Optei em pedir isenção de vestibular, para que a partir próximo semestre complementando com mais 6 disciplinas, eu obtenho o de bacharelado em Química. Porém minha solicitação foi indeferida pelo professor Joaquim e não poderei fazer as provas, contudo a inscrição de outros alunos que ainda não colaram grau foi aceita pelo professor Joaquim.
Na última quinta-feira, fui me informar na secretaria do instituto de Química sobre o processo de isenção de vestibular, O professor Joaquim estava presente, eu inocentemente ainda não sabia que tinha tido minha inscrição indeferida, percebi quando o mesmo deu um riso de deboche e virou as costas, de modo que eu só soube da decisão dele posteriormente.
Nos meus 4 anos e meio como aluno de graduação do Instituto de Química, sempre tratei todos com enorme respeito, e procurei contribuir com o instituto de química em projetos de extensão e pesquisa, inclusive recuperando solventes até nos finais de semana. O meu projeto de iniciação cientifica resultou em uma patente para o Instituto de Química e CETEM.
 Reconheço que tenho dificuldades de aprendizado. Porém sempre honrei o nome do Instituto de Química, sempre fui honesto, nunca destratei ninguém.  A minha aprovação em cálculo III em nada se deve as ameaças feitas pelo professor Joaquim, ela é fruto da dedicação do professor Jefferson que muito me ajudou sanando dúvidas. Acredito que as ameaças que ele me fez em nada contribuiu, apenas me entristeceu e me oprimiu, Espero que este comportamento não se repita com outros alunos.
Será que o que está acontecendo comigo é justo? Estou profundamente abalado. Me ajudem.
As provas serão terça e quarta-feira, não tenho condições de me defender, por isso preciso da ajuda de vocês, para que eu não sofra mais ameaças, humilhações e continue estudando, pois é só isto que estou pedindo. Muito Obrigado.
Obs.: O edital da UFRJ garante que todos os alunos no ultimo período tem direito de fazer inscrição no processo de isenção e fazer a proova.
Eurídes F. Teixeira Júnior
Instituto de Química - UFRJ / IME /CETEM
Síntese Orgânica - Bolsista CNPq 
Fone: (021) 8354-7488

Nenhum comentário: