Apoio aos bombeiros do Rio!

Não vamos deixar que o discurso Fascista de Sérgio Cabral seja a única resposta as manifestações dos bombeiros!! Pela liberdade de expressão e de manifestação, os bombeiros precisam que a sociedade exija a libertação de todos os bombeiros presos!


Manifestação dia 06 de Junho – Segunda Feira. Centro do Rio, ALERJ.

Vamos enche as escadarias da Assembleia Legislativa, na Av Presidente Antônio Carlos.


Galera, não importa se você nunca participou de nenhum movimento, se política não é a sua praia, ou outras coisas mais. Quando alguém que ganha 950 reais sem vale transporte pra arriscar a vida salvando as nossas é espancado, recebe tiros e spray de pimenta na frente dos filhos e ainda é preso porque não tem direito a se manifestar, tá na hora de fazer alguma coisa.
Ajude da maneira que puder, mas vamos juntos demonstrar nossa s...olidariedade aos bombeiros, vamos ajudar suas famílias e esses trabalhadores a garantirem sua liberdade de expressão e sua luta por salários dignos.
Quem participa de algum movimento, seja estudantil, ambiental, LGBT,etc lembre que sempre que uma manifestação é atacada é o direito de todos à voz que está sendo cortado, afinal a nossa pode ser a próxima a ser "controlada pelo BOPE".
Frente ao pedido de socorro que os bombeiros fazem a toda a população carioca (na foto do evento, o SOS que fizeram no espaço onde estão detidos), diante do discurso arrogante e absurdo do Governador Sérgio Cabral, vamos dar uma resposta coletiva e rápida para que nenhum trabalhador fique um dia a mais preso, fora das ruas ou presentes nelas com um salário de fome!



Vamos A Luta! 
Abaixo segue texto dos compas da revista conciencia.net


Bombeiros se revoltam e Cabral pede prisão de manifestantes



Fonte:http://www.consciencia.net/ 

O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral demonstrou mais uma vez truculência no trato com as manifestações populares. Cerca de dois mil manifestantes, entre bombeiros e familiares, ocuparam o Quartel Central da corporação na noite de ontem, depois de mais de dois meses de passeatas, greves e tentativas de negociação com o governo. Cabral decretou a prisão de todos os rebeldes.
Mesmo com a presença de mulheres e crianças nos pátios e galerias do complexo, o governador do estado determinou a invasão do quartel pela PM e pelo Bope, que invadiram o prédio armados, dispersando os manifestantes com bombas de efeito moral. “Não precisava essa truculência, nós estávamos em paz”, disse Eliane Pacheco, em entrevista ao Jornal do Brasil. Ela contou que, por volta das 6h da manhã, os manifestantes foram surpreendidos pelo barulho de bombas, enquanto conversavam tranquilamente no pátio central.
Durante o confronto, a polícia chegou a disparar balas de borracha e até mesmo tiros de fuzil. Pelo menos duas crianças sofreram intoxicação e foram levadas ao hospital.
A deputada estadual pelo PSOL Janira Rocha estava dentro do quartel quando a polícia invadiu. O objetivo era intermediar as negociações. Segundo ela, os policiais teriam entrado por trás de forma “truculenta”. Ela contou ainda que uma mulher, grávida, teria abortado depois do choque da entrada policial.
Os bombeiros e guarda-vidas hoje têm um piso salarial de 950 reias líquidos, o menor da categoria em todo o país. Os manifestantes reivindicam um aumento de mil reais e vale transporte, que atualmente não recebem.
Pela manhã, Sérgio Cabral participou de uma reunião longa a portas fechadas com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de segurança pública José Mariano Beltrame, entre outras autoridades. Cabral atribuiu a manifestação “a um grupo de vândalos e irresponsáveis que não irão prejudicar a imagem de uma instituição tão respeitada”.
Até agora, quase 500 oficiais foram presos e levados à corregedoria da corporação, em Niterói. Os manifestantes tiveram que ser levados em ônibus. Na saída do quartel, eram ovacionados por centenas de colegas, que acompanhavam a ação do lado de fora. Em uma página criada por manifestantes guarda-vidas, a mensagem é: “Não somos bandidos, somos heróis, bombeiros, chefes de família.”
O quartel foi tomado pelos rebeldes por volta das 19h e, mesmo com a presença de mulheres e crianças nos pátios e galerias do complexo, o governador do estado determinou a invasão pela PM e pelo Bope, que invadiram o prédio armados, dispersando os manifestantes com bombas de efeito moral.
“Não precisava essa truculência, nós estávamos em paz”, disse Eliane Pacheco, em entrevista ao “Jornal do Brasil”. Ela contou que, por volta das 6h da manhã, eles foram surpreendidos pelo barulho de bombas, enquanto conversavam tranquilamente no pátio central. Durante o confronto, a polícia chegou a disparar balas de borracha e até mesmo tiros de fuzil. Pelo menos duas crianças sofreram intoxicação e foram levadas ao hospital.
A deputada estadual pelo PSOL Janira Rocha estava dentro do quartel quando a polícia invadiu. Segundo ela, os policiais teriam entrado por trás e de forma “truculenta”. Janira contou ainda que uma mulher, grávida, teria abortado depois do choque da entrada dos agentes.
Os bombeiros e guarda-vidas hoje têm um piso salarial de 950 reais líquidos, o menor da categoria em todo o país. Os manifestantes reivindicam um aumento de mil reais e o recebimento de vale transporte.
Pela manhã, Sérgio Cabral participou de uma reunião longa a portas fechadas com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de segurança pública José Mariano Beltrame, entre outras autoridades. Cabral negou a representatividade do movimento atribuiu a manifestação “a um grupo de vândalos e irresponsáveis que não irão prejudicar a imagem de uma instituição tão respeitada”. Disse ainda que todos responderão administrativa e criminalmente. O código militar proíbe qualquer tipo de levante.
Não foi a primeira vez que o governador dispersou manifestações populares com agressividade. Em março, durante a visita do presidente estadounidense Barack Obama, treze pessoas foram presas durante um ato político. Até agora, quase 500 oficiais foram presos e levados à corregedoria da corporação, em Niterói. Os manifestantes tiveram que ser transportados em ônibus. Na saída do quartel, eram ovacionados por centenas de colegas, que acompanhavam a ação do lado de fora. Em uma página criada por manifestantes guarda-vidas, a mensagem é: “Não somos bandidos, somos heróis, bombeiros, chefes de família.”

2 comentários:

Renata Moreira disse...

Eu apoio os Bombeiros.
Segunda tô lá e vou de Vermelho. Quem aí tambem vai??? vamo combinar o Horario ??

Carlos disse...

O que está por trás dos bombeiros.



Nos últimos meses venho acompanhando as manifestações que alguns bombeiros vem realizando em frente a assembléia legislativa, ali na rua 1° de março. Confesso que estive presente nas duas primeiras manifestações deste ano, mas não mais retornei. Ficava ali, parado e assistindo cinco ou seis bombeiros e PMS disputarem o microfone, tomando minutos repetitivos que pareciam nunca terminar. Cada um querendo aparecer mais que outro. Eram sempre os mesmos. Normalmente, do lado dos bombeiros, era gente que tinha seus próprios vínculos políticos com deputados e vereadores. Infelizmente gente que verdadeiramente poucas horas de trabalho dedicou ao CBMERJ.

Tempos depois, li no jornal que seis ou sete bombeiros haviam sido presos por incitar greve. Ao ver cada nome, lembrava dos panfletos que recebi em época de eleição e me perguntava, se uma instituição centenária merecia ser usada para alavancar a carreira de meia-dúzia.
Gostaria que todos vocês ao lerem os nomes dos lideres desse movimento, fossem até o Google e checassem quais não foram candidatos nas ultimas eleições.

Os três principais lideres são:

Capitão alexandre Marchesini (Candidato a deputado pelo PR)
Capitão Lauro botto (candidato a deputado pelo PV)
Cabo Benevenuto (candidato a deputado pelo PRTB)

E os dois principais PMs que discursam sempre são:

Coronel Paul (Candidato pelo DEM)
Cabo Gurgel (candidato pelo PTB)

Será que não está óbvio que essa gente quer uma melhoria pra elas próprias?

O CB Benevenuto, por exemplo, passou os últimos 4 anos lotado em um gab de deputado e depois saiu candidato.
O Capitão Marchesini, foi candidato pelo partido do Garotinho. Por que ele não cobrou do Garotinho este aumento na época que ele era governador?

Acordem. Esse pessoal nunca foi bombeiro de verdade. Todos os que ali estão só querem usar a corporação como trampolim político. Já vi vários deputados bombeiros serem eleitos e a coisa só mudou para eles.
Quando fiz minha escolha por um serviço publico, eu sabia que o salário era baixo, mas decidi ingressar pela estabilidade. Foi uma escolha minha, troquei o salário mais alto da iniciativa privada, pela estabilidade de um emprego publico. Não vou agora me vitimizar por minha própria escolha. Isso seria safadeza.

Vejo até crianças sendo levadas aos protestos. Ora, pra que alguém vai levar crianças para uma manifestação? Só se for pra servir de escudo humano, não há outra justificativa. Isso é atitude de oportunista covarde.

Óbvio que bombeiro ganha pouco. Assim como todo funcionalismo e é uma situação que ouço desde que me conheço por gente.

Vamos melhorar sim, mas não com essa turma que aí está.