NOTA DE REPUDIO


“Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem”
Cazuza



Os Estudantes, Movimentos, Organizações, Partidos Políticos, Mandatos, assim como outros segmentos da Sociedade civil, vêm a público denunciar à sociedade e às autoridades competentes - e manifestar o seu repúdio aos mesmos - os atos intimidatórios, racistas e homofóbicos praticados por membros desta comunidade acadêmica (UERJ) contra estudantes que se posicionam a favor da cassação do mandato parlamentar do Sr. Jair Bolsonaro (oficial do exército, assumidamente membro de grupos de tortura a serviço da ditadura militar impetrada neste país nas décadas de 60/70 e princípios dos anos 80) em razão de suas declarações veiculadas no programa CQC/Rede Band, desqualificando os cotistas raciais ao dizer que “não entraria num avião pilotado por um cotista nem aceitaria ser operado por um médico cotista”. Além disso, Bolsonaro feriu os direitos humanos ao defender a tortura e incentivar agressões físicas contra os gays.

Entendemos que a Universidade Pública é um espaço de acesso à democracia e de construção do futuro. Quando falamos sobre universidade, está implícito que esta seja pública, no duplo sentido de que todas as pessoas possuem o direito à educação e de que a universidade deve estar a serviço do interesse público. Ao tratar de inclusão, é interessante perceber que os movimentos sociais e organizações não-governamentais também devem fazer parte desse universo, debatendo o sentido e a direção do que vem ocorrendo nesta Casa.

Pautados nestes princípios, entendemos que quaisquer ações de cunho racista e/ou homofóbico, não podem ser tratadas com menos do que profunda indignação e repúdio por parte desta comunidade acadêmica e suas esferas administrativas.

Todo apoio aos alunos cotistas e/ou LGBTTS!
Por ações internas da Administração Universitária em seus fóruns que venham coibir estes atos!
Incentivo à denúncia criminal por parte das vítimas de racismo, discriminação e injúria!

Pela cassação do mandato parlamentar de Jair Bolsonaro!





Nenhum comentário: