Oficina de produção audiovisual para web documentários

O Viva Favela vai oferecer pela primeira vez uma oficina de produção audiovisual para web documentários, e está em busca de pessoas interessadas e com o perfil adequado para formar a turma de 20 alunos que participará deste projeto inovador.

O resultado final da oficina será a produção de uma série de documentários para a internet, que vão inaugurar uma nova seção no portal Viva Favela em julho de 2011, mês de aniversário de 10 anos do projeto!

Os documentários, que enfocarão talentos musicais em comunidades de baixa renda, serão lançados no evento de aniversário do Viva Favela no Circo Voador, publicados no Viva Favela e exibidos também em sites parceiros.


Local e datas:

As aulas serão na sede do Viva Rio, na Glória (Rua do Russel 76),  sempre aos sábados, entre 19 de março e 7 de maio, com pausa para descanso na Semana Santa. Cada aula terá 6 horas de duração entre 13h e 19h. Ao todo serão 7 aulas e um dia de gravações externas totalizando 48 horas de curso. O projeto oferecerá um lanche reforçado, ajuda de custo para o transporte e certificado para os que freqüentarem pelo menos 5 aulas completas. Cronograma de aulas: 19/3; 26/3; 02/4; 09/4; 16/4; 30/4; 7/5.

Os professores da oficina são dois profissionais de comunicação cujas carreiras são marcadas pela versatilidade no a proveitamento das várias mídias: Felipe Varanda, fotógrafo e artista visual (Prêmios Hercule Florence e Interferências Urbanas) com vasta experiência no fotojornalismo (JB, Folha de SP, Veja, Isto É, Época) e em produção audiovisual; e Rogério Galalau; editor de imagens (Globonews), DJ (Espaço Odisséia, Cinemathéque) e produtor cultural (Pitada). Juntos, eles formam a agência 2 Palitos de Comunicação Multimídia, especializada em produções para a internet.

Como se inscrever:

1. O candidato deve ter um perfil no site Viva Favela (www.vivafavela.com.br) com seu texto de apresentação atualizado e sua localização indicada corretamente. No texto do perfil, o candidato deve informar se já teve alguma experiência na área de Comunicação ou do Cinema (seja amadora, profissional ou educacional) e descrever a(s) experiências indicando onde, quando e qual foi sua participação, além do tipo de atividade e o meio específico (rádio, jornal, fotografia, vídeo, roteiro etc).

2. O candidato deverá pesquisar uma sugestão de pauta sobre o tema "Talentos Musicais" e publicar no fórum do site clicando em "Comentar" a partir deste link (é preciso estar registrado no site): http://www.vivafavela.com.br/node/1824. O texto do comentário deve trazer nome, comunidade, estilo musical, idade ou faixa etária e informações sobre o que faz desta pessoa um bom personagem para um conteúdo sobre "Talentos Musicais".

3. O candidato deverá enviar, entre 28/01 e 28/02, a ficha anexa preenchida para um e-mail específico da seleção. (Ao enviar o e-mail, o candidato estará declarando que tem interesse e disponibilidade para fazer todas as aulas e participar da produção dos web documentários).

4. É recomendável que o candidato tenha conteúdos publicados no site Viva Favela que demonstrem a qualidade de seu trabalho em qualquer mídia (texto, áudio, vídeo ou foto). O candidato poderá produzir um conteúdo especialmente para este processo de seleção, mas isso não é obrigatório. Neste caso, recomendamos que o conteúdo seja produzido na própria comunidade de residência do candidato e que o tema seja um talento musi cal da comunidade. Também é válido republicar no Viva Favela um conteúdo já elaborado para outro veículo/finalidade, desde que o tema tenha alguma relação com favela/periferia/bairros de baixa renda.

O prazo de inscrições se encerra no dia 28/2/2011. Os resultados serãoanunciados no dia 2/03/2011.

EMENTA:

- O documentário e seus diferentes modelos e plataformas (cinema, TV, internet). Conceito e referências de web documentários. - Como elaborar um documentário para a internet: escolha do tema, planejamento de produção e execução.
- Técnicas de entrevista
- Técnicas de fotografia e câmera
- Técnicas de edição de vídeo
- Finalização de imagem e som, créditos e cartelas
- A oficina trabalhará na prática as etapas de pesquisa, produção e edição de audiovisual para a internet. No decorrer do curso alunos participarão da elaboração de 16 vídeos que farão parte do projeto de web documentário Periferas Musicais, retratando músicos da periferia do Rio de Janeiro.

Um projeto patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro -Secretaria de Estado de Cultura

Nenhum comentário: