Estudantes organizam resistência contra expulsão na moradia estudantil da Unicamp


No dia 28, estudantes se organizaram contra expulsão de moradores de uma casa na moradia estudantil da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).  Uma carta com a notificação de expulsão de moradores foi enviada no dia 25 de janeiro. Segundo a carta, os pertences dos estudantes deveriam ser retirados até 12h do dia 26. A expulsão foi uma iniciativa da Coordenação da Moradia comandada pela direção da universidade. Com a resistência dos estudantes, o administrador da moradia Luis Antônio Viotto recebeu apoio da burocracia universitária através da Procuradoria. Esse apoio consiste na imposição arbitrária da expulsão dos moradores em até 24h., Esta decisão é contrária à própria decisão do Conselho Deliberativo da moradia. Um fato importante a se considerar é que a expulsão foi imposta a uma casa tradicionalmente conhecida por ter moradores que participam regularmente das mobilizações estudantis, ou seja, uma nítida perseguição política aos estudantes.
Esta não é a única casa que sofre repressão, os moradores em geral estão sendo expulsos. Como está faltando vagas na moradia , há a tentativa de ocultar esse fato expulsando os moradores mais antigos para abrir vaga  para os calouros, além de ser uma maneira de selecionar o perfil dos novos estudantes através do SAE( Serviço de Apoio ao Estudante), vinculado à reitoria.
Os estudantes reivindicaram o reconhecimento formal dos moradores e sua não-expulsão por meio do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) e Conselho Deliberativo.

PEÇO A TODOS OS REPRESENTANTES OU MORADORES DAS CASAS ESTUDANTIS NOS ENVIEM MOÇÕES DE REPÚDIO À ADMINISTRAÇÃO DA MORADIA, AO SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE DA UNICAMP E AO ADMINISTRADOR, LUIS A. VIOTTO.

Nenhum comentário: